quarta-feira, 27 de junho de 2012

Programa oferece 46 diferentes cursos em 174 instituições de ensino conveniadas

A Rede Ensino Médio Técnico abrirá 12.392 vagas. As inscrições para os 46 diferentes cursos, oferecidos por 174 instituições de ensino credenciadas pela Secretaria da Educação, poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 25, e seguem até 13 de julho.
Podem concorrer as vagas os estudantes que cursaram a 2º série do Ensino Médio em 2011, além de alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos. Os cursos da modalidade concomitante da RETEC são oferecidos em 86 municípios.
O estudante interessado poderá acessar a lista de cursos e realizar sua inscrição online, na página da Rede Ensino Médio Técnico. Desta vez, os alunos tomarão conhecimento das instituições de ensino que oferecem o curso que desejam frequentar no momento da escolha do curso.
REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO, O ALUNO DEVE:

Ter cursado a 2ª série do Ensino Médio no ano passado.


Estar cursando a 3ª série (se foi aprovado) ou a 2ª série (caso tenha sido retido em 2011) do Ensino Médio na rede estadual de ensino.


Estar cursando o 1º (caso tenha sido retido em 2011), 2º ou 3º termo do Ensino Médio na modalidade presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Ter concluído o Ensino Médio na modalidade presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no segundo semestre de 2011 ou no primeiro semestre de 2012.

RESULTADO DO SORTEIO: 23/07/12.

PERÍODO DE MATRÍCULA: 23/07 a 03/08/12.

INÍCIO DAS AULAS PREVISTAS PARA: 13/08/12.

Esta edição tem por objetivo preencher as vagas remanescentes do processo ocorrido em 2011, bem como aproveitar as vagas decorrentes de evasão de alunos. Os municípios de Itaquaquecetuba e Poá fazem parte dos 155 municípios que participam desta Edição do RETEC.

O novo Catálogo de Cursos contempla, nesta 2ª edição, 12.390 vagas distribuídas em 46 cursos de formação técnica em 10 eixos tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.

Estas inscrições seguem os termos do Edital de 2011, os alunos farão a inscrição por curso, turno e município e, no ato da matrícula, deverão escolher a instituição.

Tendo em vista o fim do semestre, às vésperas das férias e Recesso Escolar, para a divulgação junto aos alunos do Ensino Médio, contamos com o valoroso apoio da Direção e Coordenação das Escolas.

O Catálogo de Cursos e o Manual do Aluno encontram-se no link http://retec.edunet.sp.gov.br/remt/inscricao.

Seguem documentos anexos: Um cartaz para ser usado na divulgação junto aos alunos e outro que trata das perguntas e respostas que são feitas com maior frequência sobre o Programa.

                                                            

Leia também:
Se o número de inscritos for maior do que a quantidade de vagas, haverá sorteio no dia 20 de julho. Os estudantes inscritos deverão efetuar suas matrículas entre os dias 23 de julho e 3 de agosto nas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.
Ainda de acordo com o cronograma, as aulas de ensino técnico para esses estudantes começam no dia 13 agosto.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Cursos “Formação pela Escola” em parceria com FNDE – MEC

            Público Alvo: Diretores, vices, PCs, Professores, funcionários do QAE e QSE e/ou pais de alunos.
O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos:
- Curso de Competências Básicas
      O Curso de Competências Básicas apresenta orientações introdutórias para o conhecimento das políticas públicas educacionais, por isso, considera-se pré requisito o cursista participar deste curso para entender melhor os demais cursos. O curso agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.
        São estes os demais cursos modulares oferecidos atualmente:
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola
- PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar
- PLi - Programas do Livro
- PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar
- FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta de cursos e vagas. Com a temática “o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, o curso de competências básicas é indispensável na formação.  
Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 6 horas de duração, e a distância, com 34 horas, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 40 dias. Os encontros presenciais (o primeiro de abertura do curso com duração de 4 horas e o último de 2 horas).
            As pré-inscrições deverão ser realizadas o mais rápido possível pois cada turma só poderá ter até 40 alunos. Os inscritos que tiverem a matrícula confirmada (via on line) devem comparecer ao encontro presencial com data prevista para 27 de julho das 13h as 17h.
          Maiores informações e ficha de pré-inscrição no site da Diretoria de Ensino http://deitaquaquecetuba.edunet.sp.gov.br 





segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aulas Abertas Gratuitas - CEU-IICS - Escola de Direito


40 anos de excelência dedicados ao ensino do Direito

AULAS ABERTAS GRATUITAS                                                        
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), convida a participar das aulas abertas promovidas pelo CEU-IICS Escola de Direito. Focadas nas diversas áreas do Direito Empresarial e ministradas por especialistas do meio jurídico, as aulas serão realizadas na nova sede do IICS, localizada na Bela Vista, região central de São Paulo. As aulas são gratuitas e a presença confere certificado de participação.

13/06 - quarta-feira (19h30) - Aula aberta "Acordos de Confidencialidade e Pactos de Não-Concorrência para a Proteção de Capital Intelectual", com Manoel J. Pereira dos Santos.


14/06 - quinta-feira (19h30) - Aula Aberta “Aspectos Fundamentais da Prática Contratual”, com Rodrigo Fernandes Rebouças e Daniel Martins Boulos.


19/06 - terça-feira (10h00) - Aula Aberta “Fundamentos Empresariais de Gestão Legal”, com Frederico Prado Lopes, Carlos Alberto Bitinas e Rodrigo Fernandes Rebouças.


19/06 - terça-feira (19h30) - Aula Aberta “Parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor: As Organizações Sociais em São Paulo", com Fausto Augusto Marcucci Arruda.


21/06 - quinta-feira (19h30) - Aula Aberta “Os Principais Aspectos do Projeto do Novo CPC”, com Antonio Carlos Marcato.
28/06 - sexta-feira (09h00) - Aula Aberta “Securitização imobiliária: oportunidades e desafios na conjuntura econômica brasileira”, com Leonardo Russo.

Clique aqui e se inscreva !

Rua Martiniano de Carvalho, 573 - Bela Vista - +55 (11) 3177-8303 - São Paulo, SP
Estacionamento à Rua Santa Madalena, 75 - Bela Vista
www.iics.edu.br

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alunos da rede estadual podem se inscrever no programa Jovens Embaixadores


Ação é voltada a estudantes de escolas públicas
Realizado pela Embaixada Americana, o programa promove intercâmbio para estudantes brasileiros representarem o país nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado. Voltada aos alunos de escolas públicas de todo o Brasil, a ação levará, no início de 2013, 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos, por três semanas. Todos os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais, sociais dentro do programa são cobertos pela Embaixada dos Estados Unidos.

O intercâmbio entre Estados Unidos e Brasil promovido pelo programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e hoje já é replicado em outros 25 países. Desde que foi lançado, 212 jovens brasileiros já foram beneficiados, sendo 48 alunos da rede estadual de São Paulo.

Podem participar do programa jovens com idades entre 15 e 18 anos que estudem no Ensino Médio da rede pública de ensino (os candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até o dia 31 de janeiro de 2013); tenham excelente desempenho escolar; possuam engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; tenham boa fluência oral em inglês, tenham iniciativa e sejam comunicativos; demonstrem flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes; mantenham bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; tenham baixa renda familiar e não tenham viajado para os Estados Unidos ainda.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever até o dia 5 de agosto no site da Embaixada (http://www.jovensembaixadores.org/2013). Caso seja aprovado nessa etapa, o aluno receberá uma resposta automática com o link para dar prosseguimento ao processo seletivo e realizar a transferência virtual da documentação exigida.
Experiência inesquecível
Conhecer pessoalmente a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e o diretor da Nasa, Charles Bolden, proporcionou experiências inesquecíveis para o jovem Daniel de Lima Freitas, 17 anos. Ele foi um dos 35 alunos selecionados no ano passado pelo programa Jovens Embaixadores, entre mais de quatro mil estudantes de escolas públicas de todo Brasil, para participar do intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, realizado no início deste ano. Em 2011, Daniel se formou no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Luís Gonzaga Travassos da Rosa, localizada no Jardim Santo Antonio, na zona sul da capital, e participou do intercâmbio entre os dias 9 e 31 de janeiro com patrocínio da Embaixada Americana.

Para ele, o intercâmbio oferece uma oportunidade única para que os alunos brasileiros transmitam sua cultura e aprendam com as diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos. “Foi muito prazeroso representar o meu país no exterior. A maioria dos americanos conhecia um pouco sobre Carnaval e futebol, mas ainda tratava o Brasil como primitivo”, diz Daniel, que relata a atividade de apresentar a cultura brasileira como o momento mais marcante da viagem. Poder representar o Brasil e mostrar nossa cultura me deu uma sensação de missão cumprida. Quebramos estereótipos e no final das nossas apresentações, uma senhora se manifestou e disse que gostaria de visitar o Brasil por causa da nossa apresentação. Isso não tem preço”, conta o jovem, que pretende estudar Comércio Exterior.

experiência também foi marcante não para Natanael dos Santos Ferreira, 17 anos, na época, estudante do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Profa. Ana Maria Junqueira, localizada em Franca. Segundo Natanael, que participou do programa em janeiro do ano passado, “é difícil descrever a melhor parte da viagem, porque tudo era novo para nós. Conhecemos a neve, esquiamos nas montanhas, patinamos no gelo e sentimos novos cheiros e sabores. É inesquecível”, relata.

A visita à Casa Branca e ao Departamento de Estado foram algumas das várias atividades das quais os jovens embaixadores participaram durante o intercâmbio nos EUA. Os estudantes passaram uma semana na capital Washington DC, onde tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da economia e cultura americana, participar de reuniões com autoridades e visitar monumentos históricos. Depois cada aluno seguiu para um Estado americano, onde foi hospedado por famílias locais e frequentou aulas no Ensino Médio.


São Paulo, 6 de junho de 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 
Assessoria de Imprensa                                       

Inscrição Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs

Caro Professor, PCNP, Vice - Diretor, Diretor, PC e Supervisor


Obs: Terá preferência na inscrição os candidatos que tiveram participado do Módulo I - Introdução à Educação Digital O cursista deverá ter necessariamente: Conhecimento em informática básica (digitação, salvar documentos, criar pastas); Conhecimento no uso dos aplicativos (word, excell e power point); Domínio na navegação na internet (fazer uploads /downloads de arquivos em ambientes virtuais de aprendizagens); Ter uma conta de e-mail ativa (saber enviar e-mail com arquivos anexos).


Início: 16/06/2012
Sendo, sendo 36 h presenciais e 64 h à distância





Atividades Gratuitas na Oficina de Iniciação Teatral na Volpi‏


OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Marco Antonio Brand.
3 a 26/7 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados a partir de 13 anos.
Inscrições: 14/5 a 30/6
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina propõe a iniciação dos participantes ao fazer teatral por meio de atividades práticas, como jogos cênicos e exercícios de interpretação e expressão corporal. O trabalho será finalizado com a apresentação das cenas elaboradas pelos participantes.

Marco Antonio Brand é produtor audiovisual graduado pela UNIP e ator formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Diretor teatral e dramaturgo desenvolveu oficinas de teatro e cinema para diferentes idades para instituições como SESC, SENAC e ONG Ação Educativa.


Atividades gratuitas


OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Rua Victório Santim, 206 – Itaquera – São Paulo (SP).

Tel.: (11) 2205-5180.


Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13h às 22h; sábado, das 10h às 18h.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Enem: número de inscrições até as 16h desta quinta supera 1,6 milhão

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 1.615.152 inscrições até as 16h desta quinta-feira, 31. Destes registros, 704.852 são de pessoas de baixa renda e 290.528 de estudantes oriundos de escolas públicas. Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva. 

“Esses números reforçam a regra republicana do Enem, que é a porta de entrada para universidades, por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], ProUni [Programa Universidade Para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, afirmou o ministro.
A região Sudeste teve o maior número de inscrições até aquele momento, 604 mil, seguida pelo Nordeste, que apresentou 535 mil. Entre os estados, os que registraram maior número de inscritos foram São Paulo, com 260 mil; Minas Gerais, com 165 mil, e Rio de Janeiro, com 142 mil.
Do total de registros, 155 mil são de candidatos que pretendem fazer o exame para certificação do ensino médio. Nesse quesito, São Paulo também apresentou o maior número: 20 mil inscrições. O Rio Grande do Sul ficou em segundo, com 19 mil.
“O sistema está mais detalhado e podemos fazer monitoramento em tempo real do perfildos inscritos. Isso ajuda a organizar melhor o Enem”, ressaltou Mercadante.
Atendimento especial
O balanço parcial apresentado pelo ministro também mostra a quantidade de pedidos de algum tipo de atendimento especial. Requisitaram salas de mais fácil acesso 4.134 candidatos. A prova ampliada – para pessoas com baixa visão – teve até o momento 1.628 solicitações. Houve ainda 61 pedidos de prova em braille; 664 de auxílio de ledor; 346 de intérprete de libras, e 967 de auxílio para transcrição. Além desses, 22.540 inscritos informaram guardar o sábado, por motivos religiosos.
“Monitoramos todos os inscritos no Enem que precisam de atendimento especial para saber quais providências tomar e também estimular que façam a prova, assegurando a inclusão social e educacional”, destacou o ministr.


.