Cursos

O certificado de conclusão é emitido pela USP

Na Fundação Vanzolini,os Cursos de Especialização ,incluindo o MBA,são operacionalizados mediante convênio com a USP.Além de abordarem temas da área de produção,são compostos por disciplinas que cobrem integralmente o programa proposto. Todos esses cursos têm carga horária mínima de 360h. Neste campo da Educação,a Fundação Vanzolini mantém a plena atualização das temáticas abordadas buscando equilíbrio entre teoria e prática.
Administração Industrial
Capacitar e requalificar o profissional atuante no mercado competitivo contemporâneo, focando o processo de gestão integrada das empresas e complementando a formação técnica do profissional de nível superior.
Carga horária: 360 horas
Gestão de Projetos
Discutir múltiplos aspectos da gestão de projetos,o que é fundamental para que as empresas encontrem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos,reduzir os custos e melhorar os controles,independentemente do valor investido ou do projeto.
Carga horária: 360 horas
Gestão de Processos e Serviços
Capacitar o participante a compreender a empresa prestadora de serviços de forma sistêmica, por meio da integração e do aperfeiçoamento de suas funções de gestão e operação, visando atingir uma posição competitiva diferenciada.
Carga horária: 360 horas
MBA - Gestão da Inteligência Competitiva
O MBA - Gestão da Inteligência Competitiva visa capacitar o aluno a projetar e implantar aplicações de Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Customer Relationship Management (CRM), Data Warehouse (DW) e Data Mart (DM).
Carga horária: 472 horas
Logística Empresarial
A Logística hoje é considerada como a "nova fronteira" do conhecimento. Integrada a diversas áreas, ela contribui para a melhoria da produtividade e da qualidade, representando um importante fator competitivo.
Carga horária: 400 horas
Qualidade e Produtividade
Capacitar o aluno a compreender as metodologias da área visando aumentar a competitividade das empresas no mercado.Por meio destas metodologias é possível empregá-las de forma integrada,visando otimizar o benefício para organização e seus clientes.
Carga horária: 436 horas
MBA - Gestão de Operações Produtos e Serviços
O Curso MBA Executivo em Gestão de Operações–Produtos e Serviços foi concebido com enfoque em conceitos e práticas de Gestão de Operações e tomada de decisões,baseado nas mais recentes pesquisas da área e na experiência de profissionais qualificados.

Carga horária: 435 horas


http://educacao.infojobs.com.br/curso-mba-gestao-operacoes-produtos-servicos-0-267788?ov=16, acesso em 22/04/13

Alunos da rede estadual já podem fazer as inscrições para curso Inglês Online


13/02/13

CATEGORIA

Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
As pré-inscrições para o curso Inglês Online estão abertas. Os alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais podem se cadastrar por aqui, até o dia 11 de março.
Oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), o curso está cheio de novidades para 2013.
Uma delas é que os alunos matriculados contarão comencontros presenciais com tutores que têm a missão de apoiá-los no desenvolvimento das atividades. Osencontros serão marcados previamente e acontecerão em escolas com mais de 50 alunos matriculados no Inglês Online. Caso a unidade escolar tenha menos de 50 estudantes, os alunos serão direcionados para a escola mais próxima com mais de 50 alunos.
Outro ponto de apoio serão os estagiários do Acessa Escola, que serão orientados para solucionar dúvidas gerais dos estudantes. Além disso, todos os alunos matriculados ganharão um DVD com o conteúdo do curso. Caso o estudante encontre dificuldades em se conectar a internet, terá em mãos todas as informações que precisa.            
O layout também é outra novidade. Em 2013, ele está mais colorido e divertido. “O curso foi pensado no jovem. O novo layout desperta interesse e é bonito. A dica é que os alunos aproveitem, estudem e contem sempre com a nossa equipe”, afirma a coordenadora da EVESP, Fernanda Montenegro de Menezes Rizek.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
As aulas a distância começam em 27 de março e vão até 31 de julho deste ano. A lista dos candidatos selecionados para participar do curso no primeiro semestre, com base em critérios como histórico escolar e região, poderá ser consultada a partir das 18h do dia 12 de março, aqui no Portal da Secretaria da Educação. Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 13 e 14 de março para efetuar a matrícula.
Inglês Online
Lançada em fevereiro de 2012, a plataforma já atendeu 50 mil estudantes nos dois semestres do ano passado. A estimativa é que o curso atenda 60 mil alunos da rede estadual em 2013.  A carga horária do curso será de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. A iniciativa tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma.
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/confira-as-novidades-do-curso-de-ingles-online-para-2013, acesso em 15/02/2.013

Governo de SP amplia oferta de ensino técnico para todo o Estado com o programa Vence
A partir do próximo ano, cursos profissionalizantes serão oferecidos também a alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual
Inscrições para 20 mil vagas da modalidade concomitante começam amanhã

O Governo de São Paulo vai ampliar, a partir de 2013, a oferta de cursos técnicos para os 645 municípios do Estado por meio do programa Vence. Serão mais 23.572 vagas. Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), implantado em 94 cidades com mais de 80 mil habitantes e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. “É fundamental oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade que possa prepará-los para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
         No modelo concomitante, o aluno frequenta o Ensino Médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico em uma das instituições conveniadas, no período oposto ao do ensino regular. Nessa modalidade, serão oferecidas 20 mil vagas, com investimento previsto de R$ 100 milhões. As inscrições começam amanhã, 20 de novembro, por meio do Portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br). O cadastro pode ser feito até 10 de dezembro. As aulas terão início em fevereiro do próximo ano.
Os cursos técnicos oferecidos pelo Estado atualmente no modo concomitante são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
O programa também dispõe da modalidade integrada, na qual os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao ensino técnico, por meio de parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos, como informática, administração, mecânica, química, edificações, automação industrial, entre outros.
Para 2013, o modo integrado vai contar com a abertura de mais 3.572 vagas, em 24 cursos técnicos em 55 municípios paulistas, além da adesão de novas escolas ao programa. As inscrições para o modelo integrado por meio da parceria com o Centro Paula Souza estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro. Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos (mais informações em www.educacao.sp.gov.br). Caso a procura seja maior do que a oferta, haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.
Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28.535 matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.

De olho no futuro
         Jéssica de Jesus Bezerra, 17 anos, está entre os 31 mil jovens atendidos pelo programa neste ano e frequenta o curso de design de interiores em uma instituição credenciada na Bela Vista (região central de SP). “Optei por fazer este curso porque já sei que é isso que quero fazer na minha vida. Depois que terminar o Ensino Médio quero cursar uma faculdade de arquitetura”, disse. A adolescente, que é atendida pelo modelo concomitante do Vence, faz o ensino regular na Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga (zona sul de SP).
         Aluno da modalidade integrada, Bruno Ayoama Rodriguez, 15, já tem certeza de como vai usar o que aprende no curso de informática para que seu futuro seja promissor. “Depois do curso, quero fazer uma graduação nessa área porque pretendo desenvolver softwares e programas aplicativos. O nosso curso é muito bom, porque aprendemos a teoria, que é importante, a fundamentação e depois partimos para a prática”, contou o estudante, que frequenta o Ensino Médio regular e o ensino técnico na Escola Estadual Ministro Costa Manso, localizada na Vila Nova Conceição (zona oeste de SP).
         A partir das aulas de química pelo modelo concomitante, Letícia da Silva Pena, 15, estudante da Escola Estadual Nicola Mastrocola, em Catanduva (385 km de SP) deve mudar sua opção para o ensino superior. “O meu sonho era fazer história, mas o curso tem sido tão proveitoso, com bons professores, que estou pensando em mudar para a área de química. Além de ser uma ótima oportunidade, estou gostando muito do que estou aprendendo”, comentou Letícia.

São Paulo, 19 de novembro de 2012  

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa


Educação prorroga prazo de inscrição para curso de inglês online
As pré-inscrições para o primeiro semestre do próximo ano devem ser feitas até o dia 30 deste mês
Em 2013, serão oferecidas 60 mil vagas no total para alunos do Ensino Médio Regular e EJA da rede estadual de ensino

Foram prorrogadas até o dia 30 deste mês as pré-inscrições para 30 mil vagas que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá para o curso de inglês online no primeiro semestre de 2013. No total, no próximo ano serão beneficiados 60 mil alunos do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais.
O cadastro deve ser feito pelo endereço www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp, onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas a distância começam em 18 de fevereiro e vão até 18 de junho de 2013. Outras 30 mil vagas serão disponibilizadas no segundo semestre do próximo ano.
A lista dos candidatos selecionados para participar do curso no primeiro semestre, com base em critérios como histórico escolar e vagas por região (confira tabela ao fim do texto), poderá ser consultada a partir das 18h do dia 3 de dezembro, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre os dias 4 e 14 de dezembro para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá segunda chamada entre os dias 17 e 21 de dezembro.
Lançada em fevereiro deste ano, a plataforma já atendeu 50 mil estudantes em 2012. Até o fim de 2013, o curso oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp) terá beneficiado, ao todo, 110 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino.
        Para seu segundo ano, o curso, que pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, ganhará um novo layout. “Ficou mais fácil para o aluno navegar pelo curso e utilizar ferramentas de comunicação com o tutor. Outra novidade é que a tutoria será regionalizada e em parte presencial, ou seja, será possível que o tutor vá até o aluno ou a um grupo de estudantes, aproveitando os espaços do Acessa Escola de cada diretoria de ensino, quando for necessário”, explica Fernanda Montenegro de Menezes Rizek, da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).
A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O conteúdo foi elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica, dinâmica e gameficada. O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.


Curso eProinfo Integrado – Módulo 3 – Elaboração de Projetos – eProinfo Integrado


Este curso será destinado aos professores e gestores das escolas, com carga horária de 40 horas, 12 horas presenciais (obrigatório) e 28 horas à distância (obrigatório).

Terão preferência na inscrição os candidatos que participaram do Curso  eProInfo Integrado – Modulo I - “Introdução à Educação Digital” ou Módulo II – “Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.

O cursista deverá ter necessariamente:
  • Conhecimento em informática básica (digitação, salvar documentos, criar pastas);
·         Conhecimento no uso dos aplicativos (word, excell e power point);
·         Domínio na navegação na internet (fazer uploads /downloads de arquivos em ambientes virtuais de aprendizagens);
·         Ter uma conta de e-mail ativa (saber enviar e-mail com arquivos anexos).

Serão oferecidas 40 vagas,  as aulas ocorrerão nos meses de outubro e novembro, de 2012, as aulas presenciais serão das 8h00 às 12h00min, aos sábados, na Rede do Saber – Sala de Informática - Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba, com a seguinte previsão de calendário 06/10, 27/10 e dia 10/11 (início do curso dia 01/10 e termino dia 17/11/2012).
Qualquer dúvida entrar em contato com Lidiane PCNP-TEC telefone 11 4732-9518.

Os interessados deverão fazer a pré-inscrição até dia 22/09/2012 ou até todas as vagas serem preenchidas, no link abaixo:


Segue um resumo do que será desenvolvido:

O curso Elaboração de Projetos está estruturado em torno de 3 eixos conceituais, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso: ProjetoCurrículo e Tecnologias.
O curso tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
·         Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
·         Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
·         Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
·         Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

A Carga horária do curso é de 40 h e será realizado em torno de 9 semanas.

·         Eixo 1-Projeto: 15 horas (4h presenciais e 11 a distância);
·         Eixo 2-Currículo: 15 horas (4h presenciais e 11 a distância);
·         Eixo 3-Tecnologia: 10 horas (4h presenciais e 6 a distância).

Totalizando 12h presenciais e 28h a distância.

 Encontros Presenciais
·         1º Encontro Presencial: Eixo 1 – Projeto;
·         2º Encontro Presencial: Eixo 2 – Currículo;
·         3º Encontro Presencial: Eixo 3 – Tecnologia.

Durante o curso utilizaremos as seguintes ferramentas:
·         Eixo 1: Fórum, Editor de Texto e Blog;
·         Eixo 2: Fórum, Editor de Texto, PPT e Blog;
·         Eixo 3: Diário de Bordo, Mapa Conceitual e Blog.



Educação prorroga até o dia 10 prazo para matrículas no programa Rede Ensino Médio Técnico
Os estudantes já inscritos devem efetivar a matrícula nas respectivas instituições de ensino nas quais farão o curso escolhido até a próxima sexta-feira

Os alunos que se inscreveram para os 48 cursos técnicos do programa Rede Ensino Médio Técnico (Retec), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, têm até o fim desta semana para efetivar suas matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso escolhido. São mais de 9.000 vagas em 88 municípios do Estado. As matrículas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (10/08).
A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas, que estão previstas para começar no próximo dia 13, mesma data em que outros 15 mil alunos recomeçarão os estudos iniciados em fevereiro deste ano.
A Retec é destinada aos alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais. Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
Lançado em julho de 2011, o programa tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.
 A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública.
No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza.
A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.

São Paulo, 6 de agosto de 2012                       
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa


Alunos de escolas estaduais têm até 3 de agosto para se matricular no programa Rede Ensino Médio Técnico
Os estudantes já inscritos devem efetivar a matrícula nas respectivas instituições de ensino nas quais farão o curso escolhido

Os alunos que se inscreveram para os 48 cursos técnicos do programa Rede Ensino Médio Técnico (Retec), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, têm até a próxima sexta-feira, 3 de agosto, para efetivar suas matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso escolhido. São mais de 9.000 vagas.
As aulas, sediadas em 88 municípios do Estado, estão previstas para começar no dia 13 de agosto, mesma data em que outros 15 mil alunos recomeçarão os estudos iniciados em fevereiro deste ano.
Como alguns cursos receberam um número de inscrições maior do que o de vagas oferecidas, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou, na semana passada, um sorteio, cujo resultado pode ser consultado por meio do Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). A ação foi necessária pois, dos 9.906 inscritos, houve 365 inscrições para 20 cursos sediados em 16 cidades. Entre esses 365 alunos, 99 escolheram, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso e terão vagas disponíveis. Os demais estudantes serão convocados apenas se houver postos remanescentes.
A Retec é destinada aos alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais. Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
É importante que os alunos que se inscreverem e foram sorteados efetuem até o dia 3 de agosto as matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.

Rede Ensino Médio Técnico
Lançado em julho de 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.
 A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública.
No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza.
A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.
  
São Paulo, 26 de julho de 2012                       
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 e 3218-2020


CURSO: PET - PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: Novas Conexões

O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio com o SENAC/ Guarulhos.

OBJETIVO:
Curso que visa contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade.

CARGA HORÁRIA: 330 HORAS
PÚBLICO - ALVO/ PRÉ-REQUISITOS: PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE TRIAGEM DO SENAC É PRECISO ATENDER AOS PRÉ-REQUISITOS:

· Ter idade entre 14 e 21 anos;
· Ter ensino médio completo ou estar cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental (antiga 6ª série); 
· Ter renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos (R$ 1.020,00) por pessoa na família;
· Ter interesse por questões relacionadas ao mundo do trabalho.

PROGRAMA DO CURSO:

Eixo de Integração – 135h

Conecta todos os eixos temáticos abordados nos Instrumentais, dando sentido e unicidade ao Programa:
Plano de Ação na Comunidade
Plano Profissional ou Plano de Negócios
Tecnologia e Gerenciamento de Blog
Redes Sociais e Desenvolvimento Local
Política e Democracia
Cultura Empreendedora
Pensamento Sistêmico
Instrumentais – 195h

Desenvolvimento Humano – 24h
Desenvolvimento Pessoal – 27h
Comunicação – 27h
Atitude Empreendedora – 27h
Sistemas e Processos Organizacionais – 30h
Excelência no Atendimento e Relacionamento com o Cliente – 30h
Planejamento e Gestão de Fóruns – 30h
1. Profissional: Juventude e mundo do trabalho
2. Social: Juventude, vida comunitária e exercício da cidadania



7. Inscrição: 29/06 e 02/07 a 06/07 das 9h às 12h e das 14h às 17h
Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – Estrada Santa Isabel, 1.100 Monte Belo ( Banco do Povo ). 
Documentos Necessários para Documentos:
Cópia do RG e cópia do comprovante de renda do responsável legal
contato: 4642-1116

Paulo Quaresma
Diretor de Divisão


Programa oferece 46 diferentes cursos em 174 instituições de ensino conveniadas
A Rede Ensino Médio Técnico abrirá 12.392 vagas. As inscrições para os 46 diferentes cursos, oferecidos por 174 instituições de ensino credenciadas pela Secretaria da Educação, poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 25, e seguem até 13 de julho.
Podem concorrer as vagas os estudantes que cursaram a 2º série do Ensino Médio em 2011, além de alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos. Os cursos da modalidade concomitante da RETEC são oferecidos em 86 municípios.
O estudante interessado poderá acessar a lista de cursos e realizar sua inscrição online, na página da Rede Ensino Médio Técnico. Desta vez, os alunos tomarão conhecimento das instituições de ensino que oferecem o curso que desejam frequentar no momento da escolha do curso.
Leia também:
Se o número de inscritos for maior do que a quantidade de vagas, haverá sorteio no dia 20 de julho. Os estudantes inscritos deverão efetuar suas matrículas entre os dias 23 de julho e 3 de agosto nas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.
Ainda de acordo com o cronograma, as aulas de ensino técnico para esses estudantes começam no dia 13 agosto.



Caro Professor, PCNPE, Vice - Diretor, Diretor, PC e Supervisor


Obs: Terá preferência na inscrição os candidatos que tiveram participado do Módulo I - Introdução à Educação Digital O cursista deverá ter necessariamente: Conhecimento em informática básica (digitação, salvar documentos, criar pastas); Conhecimento no uso dos aplicativos (word, excell e power point); Domínio na navegação na internet (fazer uploads /downloads de arquivos em ambientes virtuais de aprendizagens); Ter uma conta de e-mail ativa (saber enviar e-mail com arquivos anexos).





Prazo para cadastro em curso de inglês online é prorrogado
Alunos do Ensino Médio da rede estadual podem fazer pré-inscrição até o dia 17 deste mês

O período de pré-inscrição para mais 25 mil vagas do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação do Estado aos alunos de Ensino Médio da rede foi prorrogado até o dia 17 deste mês. O cadastro pode ser feito pelo site www.educacao.sp.gov.br, onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas a distância começam em 1º de agosto e vão até novembro. A iniciativa também é destinada a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial das escolas estaduais.
Essa é a segunda edição do curso, oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp), que neste ano beneficiará 50 mil estudantes no total. A primeira turma, cujas aulas tiveram início em 5 de março e seguem até 27 de junho, também conta com 25 mil alunos. Além disso, a Pasta tem a intenção de ampliar a iniciativa para outras línguas. O primeiro idioma que está sendo estudado é o espanhol.
A lista com os candidatos aprovados nessa etapa, com base em critérios como histórico escolar e vagas por região, será publicada no próximo dia 18. Os selecionados deverão comparecer à escola de origem entre os dias 21 e 28 de maio para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá divulgação de lista de segunda chamada no dia 29, com inscrições entre 30 de maio e 6 de junho, e ainda uma terceira chamada, no dia 11 de junho, com inscrições de 12 a 19 de junho.
         O curso pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, pelo site http://evesp.cursos.educacao.sp.gov.br. O conteúdo foi elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica e dinâmica, incluindo até um game.
“Esse é o primeiro curso totalmente a distância da história do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino. O trabalho é feito especialmente para atrair nossos jovens”, afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).
Aluna da 2ª série da Escola Estadual Benedito Tolosa, na Casa Verde, capital, Aline da Cruz Dutra, 17 anos, conta que o curso é dinâmico e cheio de conteúdo. “É tudo em inglês. As aulas têm atividades e depois um jogo. Quando temos dúvidas, dá para rever os vídeos. É puxado, mas está valendo muito a pena. Nunca tinha estudado um idioma fora da escola”, diz a adolescente. Aline até recomenda as aulas a distância: “Eu falo para os meus amigos que eles devem fazer. O curso é muito bom e vai fazer a diferença no nosso futuro.”
A carga horária é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. Para gerenciar todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes na plataforma a distância, 320 tutores foram treinados pela Fundação Padre Anchieta. Cada profissional será responsável por duas turmas de 40 alunos, totalizando 80 estudantes.
O professor de inglês e português, formado em pedagogia, Carlos Roberto Watarai, 41 anos, atua como tutor de duas turmas da Diretoria Regional de Ensino Centro, de São Paulo. “A participação está fluindo bem. De forma remota, os alunos podem tirar dúvidas. E na escola, comentam, trocam experiências. A dedicação é fundamental, tanto no curso a distância quanto no presencial. E a plataforma do curso está muito bem feita”, relata.
O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 
www.educacao.sp.gov.br, acesso em 09/05/2012






Cursos Gratuitos de Idiomas On Line








Etecs divulgam amanhã lista de classificação do Vestibulinho para cursos que exigem prova de aptidão

Candidatos que prestaram técnico em Canto, Dança, Prótese Dentária e Regência podem conferir sua colocação no site www.vestibulinhoetec.com.br. No dia 18, sai a lista para os demais cursos técnicos e Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário