sábado, 28 de janeiro de 2012

A aritmética da Secretaria da Educação e o mundo real


O artigo 2º, parágrafo 4º, da lei que estabelece o Piso Salarial Nacional do Magistério Público (lei 1.738/08) estabelece que “na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.”.

Na prática do professor, isso significa que, no mínimo, 1/3 da jornada deve ser destinado a atividades extraclasses. Ao fixar que apenas em parte da jornada de trabalho docente há atividades de interação com alunos, o legislador pretendeu oferecer ao professor maior possibilidade de se dedicar a outras tarefas relacionadas ao processo educativo. O objetivo é a qualidade do ensino.
A lei deixou aos sistemas de ensino a tarefa de estabelecer esta composição, desde que respeitada a lei federal.
No Estado de São Paulo, as jornadas de trabalho docente hoje em vigor estão fixadas na lei complementar 836, de 1997. Em seu artigo 10, ela define:
Art. 10 – A jornada semanal de trabalho do docente constituída de horas em atividades com alunos, de horas de trabalho pedagógico na escola e de horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha pelo docente (…).”
À revelia da lei, que lhe é superior, a resolução SE nº 8, de 2012, que a Secretaria Estadual da Educação publicou, premida por decisão judicial que determinou o cumprimento de liminar concedida em ação movida pela APEOESP no prazo de 72 horas, modifica a duração da jornada docente para 48 horas-aula de 50 minutos, organizando o trabalho do professor em 32 horas-aula com alunos e o tempo restante em atividades fora da sala de aula.
Entretranto, a liminar concedida pelo juiz Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3ª Vara da Fazenda Pública, acatou o entendimento da APEOESP de que a aplicação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional significa que o professor passa a ministrar 26 aulas (estas fixadas de acordo com o parágrafo único do artigo 10 da LC 836/97, ou seja, aulas de uma hora, com cinquenta minutos desta hora destinados exclusivamente à tarefa de lecionar). As restantes 14 horas são destinadas a atividades extraclasses (HTPC e HTPL).
Na resolução da SEE, não existe tempo para o professor ir ao banheiro, conversar com um aluno ou pai de aluno, nada. Ou ele estará ministrando aulas, ou em HTPC ou executando tarefas fora da escola de preparação de aulas, elaboração e correção de provas e trabalhos, pesquisa, leitura e outras. Além disso, não há tempo previsto para que o professor se desloque de uma sala de aula para outra, e, lembro, o professor não surge instantaneamente em cada sala de aula.
Quando a SEE pediu ao Presidente do Tribunal de Justiça que a liminar fosse suspensa, reconheceu como aplicação correta da Lei nº 11.738/09 a redução do número de aulas de 33 para 26 aulas. Também não desmentiu que vem destinando apenas 17% da jornada de trabalho para atividades extraclasses. Alegou dificuldades financeiras e falta de professores para o não cumprimento da liminar.  Agora, com a Resolução SE nº8, aSEE diz estar cumprindo a lei.
Tais contradições evidenciam as incertezas do Governo do Estado de São Paulo em relação ao assunto e demonstram, no mínimo, descompromisso com a qualidade de ensino e a valorização do Magistério estadual.
Profª Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Planejamento Anual e a Indisciplina Diária


Por: Roseli Brito

O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.

Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.

Mas, o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não `funcionou`.

A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.

Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.

Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.

É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.

Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)

QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado

FAZER DIFERENTE: Levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos

GERENCIAMENTO SALA DE AULA: crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno) , (aluno x professor), (professor x pais)

RELACIONAMENTO COM A FAMILIA: crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA: Crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele

HABILIDADES E NECESSIDADES: Levante pontos fortes e fracos dos alunos , trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente

PORTFOLIO INDIVIDUAL: Levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências

PORTFOLIO DO PROFESSOR: Levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.

Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento , de valores, de novas e maiores possibilidades.

Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.

Lembre-se: mudar o comportamento dos alunos, começa com um Planejamento Escolar que contemple esses 10 ítens.

Compartilhe seus comentários no blog enviando suas idéias para cada um dos itens acima.

=====================================================================================

- Dicas para Semana Pedagógica: Acesse http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=303

- Mais Dicas: Acesse lado direito da tela em ULTIMOS ARTIGOS ou clique em +PROCURADAS

- Mini Curso de Gerenciamento da Sala de Aula Gratuito por email cadastro em:

http://www.sosprofessor.com.br, acesso em 25/01/2012

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Atenção Professor (a) - Últimas Resoluções Publicadas em D.O


Últimas
 
Resolução SE Nº 08/2012Dispõe sobre a carga horária dos docentes da rede estadual de ensino
20/01/2011
Resolução SE Nº 07/2012Dispõe sobre o exercício das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário do Sistema de Proteção Escolar, e dá outras providências
20/01/2011
Resolução SE Nº 06/2012Altera dispositivos da Resolução SE Nº 06/2011, que redireciona as diretrizes do Projeto “Revitalizando a Trajetória Escolar” nas classes de ensino fundamental e médio em funcionamento nas Unidades de Internação – UIs, da Fundação CASA, instituído pela Resolução SE Nº 15/2010, e dá providências correlatas
20/01/2011
Resolução SE Nº 05/2012Dispõe sobre a reorganização curricular do Ensino Fundamental, nas Escolas Estaduais de Tempo Integral, e dá providências correlatas
20/01/2011
Resolução SE Nº 03/2012Dispõe sobre o processo seletivo de integrantes do Quadro do Magistério para atuação no projeto especial “Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral”
14/01/2011


http://www.profdomingos.com.br/, acesso em 20/01/2.012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Que Absurdo! Candidata deixa prova do Enem 2011 em branco e tira nota maior que a mínima

Uma candidata que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 e entregou a prova em branco tirou notas maiores que as mínimas registradas no teste. Além disso, ao questionar o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre o motivo, recebeu um documento com uma série de erros de português.

Mônica Nunes é professora de física em um cursinho de Campinas (SP) e foi fazer a prova para poder levar o caderno de questões. A docente afirma que chegou a resolver a prova da disciplina que leciona, mas não passou a resposta para o gabarito –nem da prova de física, nem de nenhuma outra. Ela somente assinou a folha de respostas e preencheu a frase de verificação. “Eu deitei e dormi. Dormi o tempo inteiro”, diz.

VEJA AS NOTAS

ProvaNota mínimaNota da candidata
Linguagens e códigos301,2304,2
Matemática321,6321,6
Ciências humanas252,6252,9
Ciências da natureza265,0269,0
Redação00
Mônica diz que foi checar o resultado por curiosidade e se assustou quando viu que só tinha uma nota zero –a da redação. “Imaginei que fosse encontrar um monte de zero. Um professor de matemática, que é meu namorado, preencheu matemática direitinho. Ele tinha chutado todo o resto da prova. Mesmo com os chutes, havia tido uma nota razoável”, conta.
Por causa da TRI (Teoria de Resposta ao Item), não é possível tirar nota zero nas provas objetivas, só na redação. As menores notas possíveis são exatamente as mínimas, divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) no final de dezembro. Ao saber disso, Mônica decidiu questionar o Inep o motivo de não ter ficado com o mínimo em três provas.

Erros de português

Ela entrou em contato com o “Fale com o Inep” no dia 2 de janeiro. A resposta continha problemas de concordância e de acentuação:
“Foi divulgado uma nota técnica no portal do inep explicando o TRI, assim como tambem foram divulgadas as notas máximas e minimas para cada matéria, sendo que ninguém ficará abaixo do minimo disponibilizado como também não ficará acima da máxima disponibilizada. Atenciosamente, MEC/INEP.”
  • Reprodução
    Reprodução da resposta enviada a Mônica pelo Inep

Mônica, então, enviou outro comunicado ao Inep, refazendo o questionamento. Na resposta, o órgão explica simplesmente como funciona a TRI, sem dizer o motivo de a candidata ter conseguido notas maiores que a mínima.

Outro lado

O Inep, em nota, afirmou que “as notas mínimas divulgadas referem-se a uma prova especial. Como o candidato estava inscrito para provas regulares, as notas apresentadas mostram uma pequena variação a maior”. Ou seja: de acordo com o órgão, a prova “especial” (como, por exemplo, a aplicada a estudantes deficientes visuais) é mais difícil -apesar de ser exatamente o mesmo exame- o que reduziria as notas.
Apesar disso, em uma nota técnica em que explica como é feita a correção das provas objetivas, o órgão diz claramente que quem, por exemplo, erra todas as questões, recebe a nota mínima. "Assim, uma pessoa que erra todas as questões recebe o valor mínimo do teste, e não uma nota zero, pois não pode-se (sic) afirmar a partir do teste que ela possui zero conhecimento", diz o documento. O texto está disponível no site do instituto.
Em relação aos erros de português, o Inep disse que não se pronunciaria.
Fonte: UOL Notícias

Central do Trabalhador de Suzano abre 800 vagas de empregos!


Blog do Fernandes

CDHU abre inscrição para sorteio de 110 apartamentos em Itaquaquecetuba

CDHU abre inscrição para sorteio de 110 apartamentos em Itaquaquecetuba - Clique aqui para verificar a matéria na íntegra!

Blog do Fernandes

Cadastro – contratação – Professor de Ensino Fundamental II e Médio


Comunicado SME nº 09, de 13 de janeiro de 2012 – DOC 14/01/2012

Informamos que de acordo com o comunicado supra mencionado, estarão abertas no período de 17/01 a 23/01/2012 nas EMEFs inscrições de candidatos a eventual contratação para a função de Professor de Ensino Fundamental II e Médio de todas as disciplinas. 

OBS: Os professores de Ens. Fund. II e Médio que terão o contrato encerrado no início de 2012 também poderão se inscrever. Solicitamos dar ciência aos mesmos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Carrefour abre 600 vagas na Grande São Paulo

O Carrefour anuncia a abertura de 600 vagas efetivas, divididas entre os cargos de vendedor, 
repositor, fiscal de loja, recepcionista de caixa, promotor de vendas, balconista e auxiliar de
perecíveis para profissionais com ou sem experiência. Vale destacar que há também vagas
para pessoas com deficiência, de acordo com o perfil do candidato. 

Os interessados devem participar do processo seletivo, que ocorrerá entre os dias 16 e 27
de janeiro, às 8h00, na Célula de Recrutamento e Seleção SP, situada na Rua do Manifesto
nº 931 no 4º Andar. A rede oferece aos funcionários assistência médico-hospitalar e 
odontológica, convênio com farmácia e ótica, Cartão Carrefour, plano de previdência privada, 
seguro de vida, restaurante no local e vale-transporte.
As etapas da seleção envolvem triagem de currículo, apresentação das vagas, entrevistas e
dinâmicas de grupo. A carga horária de trabalho é de 44 horas por semana. É necessário 
que os candidatos tenham disponibilidade de horário.
Vaga / Requisitos
Vendedores

Candidatos com 2º grau completo, noções de informática, experiência de seis meses 
em vendas de eletrodomésticos, cine-foto-som, materiais telefônicos e informática.

Repositores 

Candidatos com 2º grau completo ou cursando para atuar na área de reposição de
produtos têxteis, utilidades do lar, papelaria, ferramentas, brinquedos, eletrodomésticos,
alimentos não perecíveis, congelados, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal e 
reposição em geral.

Balconistas / Auxiliar de Perecíveis 

Candidatos com 2º grau completo ou cursando para atuar na área de fatiagem, reposição e 
arrumação de balcões de frios e laticínios, auxílio na produção, arrumação e atendimento 
em balcão nas áreas de padaria, açougue, peixaria e abastecimento de frutas, legumes e 
verduras.

Recepcionistas de Caixa 

Candidatos com 2º grau completo ou cursando para atuar no registro e recebimento das 
mercadorias, priorizando o bom atendimento ao cliente.

Fiscais de Loja 

Candidatos com 2º grau completo para atuar na fiscalização e controle de movimentação de 
mercadorias e pessoal, controle de quebras, monitoramento de câmeras, segurança patrimonial 
e orientação ao público.

Promotor de vendas

Candidatos com 2º grau completo e com boa habilidade de comunicação para atuar na venda 
de produtos e serviços financeiros.

Vagas disponíveis para todas as lojas do ABC, Diadema, Osasco, Taboão da 

Serra e São Paulo capital.

Informações para imprensa:

Andreoli MSL: 
(11) 3169-9365 
Anne Caroline Fadul
anne.fadul@br.mslworldwide.com 
Carolina Dias
carolina.dias@br.mslworldwide.com
Luana Carvalho Pablos
luana.carvalho@br.mslworldwide.com
Luciane Gellermann
luciane.gellermann@br.mslworldwide.com

Com nova seleção, ProUni ultrapassa 1 milhão de bolsistas beneficiados


O Programa Universidade para Todos (ProUni) (prouniportal.mec.gov.br) oferece 195.030 novas bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, com desconto de 50% da mensalidade. As inscrições para o primeiro semestre de 2012 estarão abertas entre 14 e 19 de janeiro. O candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição particulares de educação superior. Desde 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Com a seleção dos novos bolsistas, o programa atingirá 1,1 milhão de estudantes.


Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos pré-selecionados. A primeira será divulgada em 22 de janeiro e o candidato terá até 1º de fevereiro para a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com matrícula até o dia 15. Podem se candidatar estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933), para bolsas integrais; e até três (R$ 1.866), para as parciais. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. 
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Espera - Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.
Novas regras - Na nova oferta de vagas, as instituições de ensino superior privadas terão isenção de tributos federais à medida em que ocuparem as vagas. Na versão anterior, a isenção fiscal era calculada pela oferta de bolsas de estudos, independente do preenchimento. A partir de agora, se uma instituição oferecer, por exemplo, mil bolsas, mas comprovar matrícula efetiva de 800 alunos, terá apenas 80% de isenção dos tributos.
E a bolsa permanência, que cobre as despesas do aluno do ProUni de cursos com seis horas ou mais de aulas diárias, sofreu um reajuste de 20%, chegando a R$ 360.
Informações: 0800 616161
Inscrições para 108 mil vagas em instituições públicas de ensino superior começam dia 7
Os candidatos a uma das 108.552 vagas na educação superior no primeiro semestre de 2012 em 95 instituições públicas de ensino que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem realizar a sua inscrição a partir do próximo sábado (7). Podem concorrer estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido pelo menos nota mínima na redação. Para que os candidatos identifiquem os 3.327 cursos disponíveis e saibam como se distribuem as vagas entre as instituições, o Ministério da Educação  providenciou uma rota completa de navegação na página eletrônica do Sisu. 

As inscrições serão feitas da zero hora de 7 de janeiro até as 23h59 do dia 12 do mesmo mês. O sistema funcionará de forma ininterrupta. Para localizar cursos e vagas, o estudante pode fazer a pesquisa com a indicação do município, unidade da Federação e instituição de ensino, ou pedir a relação de todos os cursos. A partir dessa seleção, pode ainda estreitar a busca por curso de licenciatura ou de bacharelado, tecnológico ou área básica de ingresso (ABI). É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente. sisu.mec.gov.br 


(Fonte: Secretaria de  Comunicação Social da Presidência da República).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como calcular a nota do Enem?





Uma dúvida pertinente que todos aqueles que realizaram o Enem têm é como calcular a nota do exame.
Na verdade, não há como calcular a nota do Enem com exatidão, pois a nota do candidato não é dada em relação as questões acertadas e quantas erradas. Cada questão tem um peso. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.
Geralmente a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
No caso da redação, a correção utiliza a mesma metodologia dos exames anteriores.

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Em cada edição essa pontuação se altera. 

Blog do Fernandes

Bolsas de Estudo para Ensino Superior


O Programa Educa Mais Brasil, já garantiu a mais de 70 mil estudantes de todo o Brasil a oportunidade de ingressar no ensino superior com Bolsas de Estudo de 50% em mais de 200 instituições de ensino presentes em todo o país. Jovens que antes não podiam pagar mensalidades integrais, agora podem sonhar com um futuro melhor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sisu - Sistema de Seleção Unificada - Inscrições de 07/01 a 12/01


Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem.

Calendário de atribuição de aulas 2.012.

Clique no MENU APEOESP acima para maiores informações do calendário.
Obrigado!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Inscrições abertas - Fundação Carlos Chagas


Técnico Bancário I e III

Diversos Cargos

Perito Médico Previdenciário e Técnico do Seguro Social

Auditor-Fiscal Tributário Municipal I

Analista e Técnico Judiciário

Concurso Guarulhos 2012 SP – Prefeitura Municipal


Continuam abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal deGuarulhos, cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo. A Prefeitura irá recrutar73 profissionais com formação de nível fundamental, médio e superior.
Entre os cargos oferecidos estão: Agente de Serviços de Saúde, Psicólogo, Farmacêutico, Prático de Farmácia, Sociólogo III, Biólogo III, Médico Veterinário e Médico em diversas especialidades.
As inscrições custam de R$ 30,00 a R$ 70,00 e podem ser feitas através do site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), até o dia 19 de janeiro de 2012. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente, entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2012, no posto de atendimento montado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua João Gonçalves, número 439), no horário das 9h às 16h.
Aproveite para conferir os editais do concurso e garanta a chance de ganhar salários entre R$ 1.105,43 e R$ 10.481,99.
A data, local e horário da prova objetiva serão divulgados no site do IBAM na sequência da fase de inscrições.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Clique aqui! Vaga de Emprego para Encarregado de Produção de Flores

Precisa-se de um encarregado de produção de flores para atibaia, com moradia e bom salário. Para monitorar equipe de produção e expedição. Necessário ter experiência em lavoura de qualquer outro produto ou em flores. Interessados enviar cv para domtrabalho@yahoo.com.br com ASSUNTO ENCARREGADO ATIBAIA.