sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cronograma e Dicas de Estudo do ENEM 2015

·         Início das inscrições: 25 de maio
·         Fim das inscrições: 05 de junho
·         Provas: 24 de outubro (Sábado) e 25 de outubro (Domingo)
·         Gabarito: 29 de outubro
·         Resultado: Janeiro/2016


ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e é uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.
Os resultados dos alunos geram dados que são analisados pelo governo, para que seja possível melhorar as políticas públicas de educação, além de servir como um bom boletim de desempenho individual.

Portal da Educação – 15/05/2015
Alunos da rede estadual não precisam pagar taxa de inscrição para o Enem
Ferramenta auxilia estudante a se preparar para o Enem
Se você é aluno da terceira série do Ensino Médio da rede estadual, saiba que estudar para a prova do Enem este ano vai ser mais fácil e interessante.
Disponibilizamos uma plataforma de estudos para reforço de conteúdo que vai te ajudar a melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.
Por meio da plataforma, você poderá testar seus conhecimentos e, a partir daí, acessar um plano de estudo feito especialmente para você.
Dicas para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, levando em consideração a TRI - Teoria de Resposta ao Item
Confira estas importantes dicas
Tire todas suas dúvidas sobre o ENEM
O que é o Enem?
Saiba o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, quando foi criado e o que o Enem tem a ver com as universidades brasileiras.
Pra que serve o Enem?
Descubra por que você deve fazer o Enem e saiba como usar a sua nota para conquistar uma vaga na universidade!
Como fazer a inscrição do Enem 2015?
Respondemos todas as perguntas que você provavelmente está se fazendo (ou vai fazer) com o nosso guia!
O que esperar da prova do Enem?
Confira como acontecem os dias de prova do Enem, o que é cobrado na prova e mergulhe fundo nas Competências e Habilidades, Áreas de Conhecimento e Eixos Cognitivos do Exame!
Como se preparar para o Enem?
Precisa de uma força para montar um cronograma de estudos? Dicas de como estudar em casa, online e com simulados é o que não falta!
Fique por dentro do Enem 2015!
Datas de inscrição do Enem, lista de universidades que aderiram ao Enem e mais: está tudo reunido nesse tópico que vai te ajudar a ficar por dentro das novidades do Enem 2015!
Saiba tudo sobre o SISU
Ficar bem informado nunca é demais: saiba tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a principal porta de entrada para as universidades federais e que usa a nota do Enem como critério de seleção!
Veja as provas anteriores
Para ficar esperto, que tal dar uma olhada no que já apareceu no Enem? Confira as provas de anos anteriores e aprenda com os gabaritos das questões!
CONHEÇA AS 5 COMPETÊNCIAS AVALIADAS NO ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. E em todo o exame, além das disciplinas em si, existe uma série de habilidades que são avaliadas. Ou seja, independentemente da matéria que está sendo cobrada (Matemática, Português ou História, por exemplo), o Enem avalia cinco competências principais em todas as suas provas.
As cinco competências principais, comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, são chamadas de Eixos Cognitivos e são publicadas todos os anos no Edital do Enem. São elas:
Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas cinco competências são avaliadas nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias) e também na Redação.

COMENTÁRIOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM
Domínio da norma padrão da língua escrita
O título da primeira competência avaliada pelos examinadores pode parecer complexo à primeira vista. Trata-se, na verdade, de um conceito simples. O que o Enem busca avaliar aqui é a capacidade dos estudantes de diferenciar os registros oral e escrito da língua. Um exemplo simples: no cotidiano, usamos a expressão “pra” (contração da preposição “para” e do artigo “a”). Ela pode se adequar perfeitamente a nossas conversas diárias, mas não fica bem quando precisamos fazer um discurso na formatura do colégio ou ainda ao escrever uma carta para a direção da empresa na qual trabalhamos. Nessas situações, deve-se primar pela clareza e pela precisão, possíveis graças à norma culta da língua. O examinador do Enem quer saber se o candidato conhece essas diferenças – e se sabe escrever usando o português correto.
Compreensão da proposta
Um dos erros mais frequentes – e graves – em redações de vestibulares e do Enem é a inadequação ao tema proposto. É o que acontece quando o candidato “foge do tema”, como se costuma dizer. Trata-se de uma falta grave porque sinaliza que o estudante sequer conseguiu entender a proposta da prova (na verdade, o erro é fatal: quem não demonstra essa competência ganha nota zero na redação).
Capacidade de organizar e relacionar informações
Além de apresentar o tema de redação, o Enem oferece aos candidatos textos de apoio, que podem servir de subsídio à reflexão a ser desenvolvida. Esses textos ajudam o exame a avaliar a capacidade do estudante de selecionar e interpretar essas informações e as relacionar com outras, previamente conhecidas por ele. É avaliada ainda a capacidade de organizar todo esse conhecimento em defesa de um ponto de vista pessoal.
Construção da argumentação
Os aspectos avaliados nessa competência dizem respeito à estruturação do texto e apresentação da argumentação. O estudante deve demonstrar sabe usar o idioma para desenvolver suas ideias sobre o tema proposto de maneira clara e lógica. Dessa forma, será bem-sucedido na tarefa de comunicar a mensagem pretendida.
Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto
A última competência busca avaliar se o candidato tem condições de propor alguma ideia para solucionar um problema. É fundamental detalhar os meios que seriam utilizados para a solução do problema. O próprio MEC ressalta que as propostas devem ser feitas respeitando-se os direitos humanos, o que implica não romper com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.


“Outro aspecto a ser considerado na busca da criação de centros de interesse é o fato de que as fontes principais de interesse não costumam ser os próprios conteúdos disciplinares, mas se encontram, primordialmente, nas relações interdisciplinares, ou mesmo nas temáticas transdisciplinares. Por exemplo, a água é fundamental para todos os seres vivos e é estudada em diferentes disciplinas, mas é um tema que certamente ultrapassa os limites disciplinares. Um aluno que assiste a uma palestra sobre a importância da água na natureza, na manutenção da vida, pode sentir-se especialmente motivado para estudar a água, disciplinadamente, na perspectiva da Química (H­­­2O, pH...), da Física (densidade, calor específico...), da Geografia (bacias hidrográficas, usinas hidrelétricas...), da Literatura (a presença e o papel dos rios nas obras literárias...) etc.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.47)
“No presente Currículo, as diversas disciplinas complementam-se continuamente na construção do significado dos temas mais relevantes para a formação das pessoas. E, no interior de cada uma delas, os diversos assuntos, as diversas partes intradisciplinares também se complementam, também se auxiliam mutuamente.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.48)

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