segunda-feira, 11 de março de 2013

Pronatec 2013


PRONATEC “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego”


Foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Quem pode participar? 
Jovens e adultos que estejam matriculados e cursando uma das séries do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual ou Municipal e que tenham idade igual ou superior à 16 anos.

Pré requisitos:
Escolaridade Mínima: Estar cursando uma das séries do ensino Médio (Rede Pública)
Idade mínima:16 anos
 
Carga Horária dos Cursos: Todos os cursos tem duração de 160 horas, com exceção de Auxiliar de Padaria e Confeirari que tem duração de 200 horas.
Cursos Disponíveis:
Auxiliar de Padaria e Confeitaria
Auxilia o padeiro e confeiteiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos de panificação e confeitaria. Zela pela organização e higiene da padaria/confeitaria.
 
Montador e Reparador de Computadores
Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
 
Operador de Computador
Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
 
Mecânico de Motores Flex (Ciclo Otto)
Realiza a manutenção de motores automotivos ciclo otto, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
 
Eletricista de Automóveis
 Realiza a montagem e a reparação em instalações elétricas e equipamentos auxiliares de veículos automotores, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
 
Soldador Oxiacetilênico 
Solda materiais metálicos pelo processo de soldagem oxiacetilênica, ou soldagem a gás e oxicort, atendendo à regulamentação e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e proteção ao meio ambiente.
 
Serralheiro de Materiais Ferrosos 
Fabrica e repara peças e conjuntos de serralheria em materiais ferrosos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
 
Soldador no Processo Eletrodo Revestido
Solda materiais por meio do processo de eletrodo revestido atendendo à regulamentação técnica de fabricação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
 
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Atua no apoio às atividades de planejamento da produção. Interpreta o plano de trabalho da produção e programa o seguimento de linha. Aloca recursos conforme planejado, identificando gargalos. Acompanha ficha crítica de equipamentos de produção e movimentação de mercadorias. Utiliza dados para propor melhorias. Identifica não conformidades e emite relatórios.
 
Auxiliar de Contabilidade
Organiza documentos e efetua sua classificação contábil. Gera lançamentos contábeis, auxilia na apuração dos impostos, concilia contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emite notas de venda e de transferência entre outras. Realiza o arquivo de documentos.
 
Preencha o formulário abaixo com seus dados e escolha os cursos disponiveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário