Cursinhos Pré-Vestibular e ENEM

Inscrições para o Sisu 2013 serão realizadas entre 7 e 11 de janeiro
Do UOL, em São Paulo







O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 irá receber inscrições entre os dias  7 e 11 de janeiro de 2013. No último dia, o sistema ficará aberto até as 23h59. O Sisu selecionará estudantes para instituições públicas de ensino, por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. As inscrições serão realizadas no endereço http://sisu.mec.gov.br.
As datas e procedimentos foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quarta-feira (26) noDiário Oficial da União. A lista de cursos e vagas disponíveis ainda não foi divulgada pelo MEC. 
O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga. O estudante deve ter realizado o Enem 2012 e não pode ter  obtido nota zero na prova de redação. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar as opções de curso e também cancelar a participação no exame. 
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial, o "Sisu disponibilizará ao estudante, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas". 
Serão realizadas duas chamadas de aprovados nas seguintes datas: 
  • Primeira Chamada: 14 de janeiro de 2013
  • Matrículas da 1ª chamada: 18, 21 e 22 de janeiro de 2013
  • Segunda Chamada: 28 de janeiro de 2013
  • Matrículas da 2ª chamada: 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013
As instituições participantes deverão informar a ocupação das vagas de acordo com o seguinte cronograma: 
  • Primeira Chamada: de 18 a 25 de janeiro de 2013
  • Segunda Chamada: de 1º a 8 de fevereiro de 2013

Enem: número de inscrições até as 16h desta quinta supera 1,6 milhão 



Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 1.615.152 inscrições até as 16h desta quinta-feira, 31. Destes registros, 704.852 são de pessoas de baixa renda e 290.528 de estudantes oriundos de escolas públicas. Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva. 

“Esses números reforçam a regra republicana do Enem, que é a porta de entrada para universidades, por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], ProUni [Programa Universidade Para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, afirmou o ministro.
A região Sudeste teve o maior número de inscrições até aquele momento, 604 mil, seguida pelo Nordeste, que apresentou 535 mil. Entre os estados, os que registraram maior número de inscritos foram São Paulo, com 260 mil; Minas Gerais, com 165 mil, e Rio de Janeiro, com 142 mil.
Do total de registros, 155 mil são de candidatos que pretendem fazer o exame para certificação do ensino médio. Nesse quesito, São Paulo também apresentou o maior número: 20 mil inscrições. O Rio Grande do Sul ficou em segundo, com 19 mil.
“O sistema está mais detalhado e podemos fazer monitoramento em tempo real do perfildos inscritos. Isso ajuda a organizar melhor o Enem”, ressaltou Mercadante.
Atendimento especial
O balanço parcial apresentado pelo ministro também mostra a quantidade de pedidos de algum tipo de atendimento especial. Requisitaram salas de mais fácil acesso 4.134 candidatos. A prova ampliada – para pessoas com baixa visão – teve até o momento 1.628 solicitações. Houve ainda 61 pedidos de prova em braille; 664 de auxílio de ledor; 346 de intérprete de libras, e 967 de auxílio para transcrição. Além desses, 22.540 inscritos informaram guardar o sábado, por motivos religiosos.
“Monitoramos todos os inscritos no Enem que precisam de atendimento especial para saber quais providências tomar e também estimular que façam a prova, assegurando a inclusão social e educacional”, destacou o ministr.


.

Cursinho ETAPA 2.012

Duas fortes opções para você se preparar para os vestibulares

Opção 1
Turmas de Maio - o curso de maio a dezembro do ETAPA nas áreas de Biológicas,Exatas e Humanas com o mais moderno e completo sistema de apoio. Saiba mais!
Opção 2
Semi Mais - de agosto a dezembro, oferece ao aluno uma preparação especial com o desenvolvimento teórico e prático para os grandes vestibulares. Saiba mais!



Veja Também:

Depoimentos de quem fez Etapa

Sonho e realização







Como calcular a nota do Enem?


Uma dúvida pertinente que todos aqueles que realizaram o Enem têm é como calcular a nota do exame.
Na verdade, não há como calcular a nota do Enem com exatidão, pois a nota do candidato não é dada em relação as questões acertadas e quantas erradas. Cada questão tem um peso. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.
Geralmente a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
No caso da redação, a correção utiliza a mesma metodologia dos exames anteriores.

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Em cada edição essa pontuação se altera. 

Blog do Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário