segunda-feira, 15 de julho de 2013

PARFOR - Licenciatura Gratuita

Solicitamos a divulgação junto às Escolas Estaduais Jurisdicionadas a sua Diretoria de Ensino do período de inscrição doCalendário - PARFOR - 1º Semestre de 2014, que ocorrerá entre 01/08/2013 30/09/2013.

PARFOR – Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica oferece cursos presenciais de 1ª e 2ª Licenciatura, para Professores em exercício nas Escolas Públicas nas seguintes modalidades:

I – Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar o curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atuam em sala de aula;
II - Segunda Licenciatura – para Professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica.
III - Formação Pedagógica - para docentes ou tradutores intérpretes de Libras com nível superior em curso que não seja de Licenciatura, que se encontram no exercício da docência na rede pública da Educação Básica.


Os interessados devem acessar o endereço https://freire.mec.gov.br para realizar sua pré-inscrição no período acima citado, que será submetida às exigências da CAPES, para posterior validação.
Todas as dúvidas dos interessados devem ser esclarecidas exclusivamente através do telefone disponível na Plataforma Freire, na página inicial.
  

Presidência do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.
Escola de Formação de Professores “Paulo Renato Costa Souza”. SEE/SP

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Educação propõe mudanças na contratação de professores temporários

Categoria Medidas garantiriam agilidade na atribuição de aulas e na contratação de docentes
A Secretaria da Educação propõe mudanças na lei complementar 1.093, de 2009, que fala sobre a contratação de professores temporários. As propostas resultam de estudos realizados, desde 2011, pela Pasta. Com as diversas medidas que estão sendo analisadas, o processo de atribuição de aulas ganharia agilidade, bem como a contratação dos docentes.
A primeira medida em discussão é a redução da chamada “quarentena”, que passaria de 200 para 40 dias, contados a partir do término do contrato anterior do educador. O novo período de afastamento deverá valer para as contratações realizadas nos anos de 2014, 2015 e 2016. O órgão também analisa o contingente de docentes temporários que poderiam ser contratados nesse período, levando em conta o novo tempo de interstício. Com a medida, a Pasta passaria, também, a ter tempo hábil para a realização de concursos de ingresso, visando a efetivação de professores.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Outro ponto que está sendo analisado é a mudança no processo de avaliação para a atribuição de aulas de docentes estáveis. Com a medida proposta pela Educação, os mais de 65 mil servidores considerados estáveis, ou seja, aqueles que já lecionam na rede há certo tempo e conquistaram direitos semelhantes aos dos professores efetivos, não realizariam a avaliação anual. Esses educadores teriam sua classificação, utilizada no momento da atribuição de aulas, definida com base em critérios como tempo de serviço e títulos.
Com relação ao processo seletivo, o exame destinado aos temporários também sofreria modificações, passando a ser classificatório. Atualmente, a prova tem caráter eliminatório.
As propostas constam na minuta de anteprojeto de Lei Complementar, que altera a Lei Complementar nº 1.093, de 2009. O documento está, atualmente, sendo avaliado pela consultoria jurídica da Secretaria da Educação.

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-propoe-mudancas-na-contratacao-de-professores-temporarios, acesso em 01/07/2013