sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Inscrições para estágio no Acessa Escola terminam na próxima segunda-feira


As vagas são para estudantes da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual interessados em atuar nas salas de informática do programa
O cadastro pode ser feito no site da Fundap até as 18h do dia 1º de outubro

Alunos da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual que queiram fazer estágio no programa Acessa Escola têm até as 18h da próxima segunda-feira, 1º de outubro, para fazer a inscrição. Os interessados em participar do processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do programa, mantido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, devem acessar o site da Fundap (http://estagios.fundap.sp.gov.br).
Participam deste processo seletivo 3.464 escolas de Ensino Médio, distribuídas em 91 diretorias regionais de ensino do Estado (confira tabela no fim do texto). A relação das unidades que integram a ação está disponível no mesmo endereço eletrônico em que o cadastro deve ser feito. Podem se inscrever apenas estudantes das instituições relacionadas.
O candidato deve possuir CPF próprio e ter 16 anos completos no momento da assinatura do termo de compromisso. A taxa de inscrição custa R$ 12 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição, que só será confirmada após a quitação do boleto. Candidatos que comprovem insuficiência de recurso para o pagamento serão isentos da taxa.
O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Por isso, não há número definido de vagas. Os candidatos farão uma prova, de caráter classificatório, que avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação deve ser realizada no dia 21 de outubro.

O estágio
O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de seis a 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das diretorias de ensino. Eles são responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do programa, que permanecem abertas o dia todo nas escolas estaduais.
A carga horária de estágio é de quatro horas diárias, pela manhã, tarde ou noite. Além de capacitação na área de informática, também são oferecidos aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e vale-transporte.

Sobre o Acessa Escola
Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.
Em 2012, o programa chegou a mais de 3.400 escolas de todo o Estado, com um custo médio de implantação de R$ 36 mil por escola. Desde seu início, a ação já beneficiou mais de 4 milhões de usuários entre estudantes, docentes e servidores, contabilizando mais de 49,7 milhões de atendimentos.



São Paulo, 24 de setembro de 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa

Secretaria da Educação abre inscrições para atribuição de aulas para o próximo ano letivo


Docentes efetivos devem se inscrever para a atribuição de aulas até 26 de outubro, pelo Portal da Educação


        A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até o dia 26 de outubro, para atribuição de aulas para o ano letivo de 2013. O período de inscrições é voltado aos professores efetivos que já atuam na rede.
As inscrições para a atribuição de aulas ou classes devem ser feitas pelo Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).
No mesmo endereço eletrônico, os docentes podem consultar mais informações a respeito do processo, também disponíveis na edição de 31 de julho do Diário Oficial do Estado. O cronograma de atribuição de aulas, prevista para janeiro, será divulgado posteriormente pela Secretaria da Educação.

São Paulo, 25 de setembro de 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria Imprensa

sábado, 22 de setembro de 2012

Curso eProinfo Integrado – Módulo 3 – Elaboração de Projetos – eProinfo Integrado

Este curso será destinado aos professores e gestores das escolas, com carga horária de 40 horas, 12 horas presenciais (obrigatório) e 28 horas à distância (obrigatório).

Terão preferência na inscrição os candidatos que participaram do Curso  eProInfo Integrado – Modulo I - “Introdução à Educação Digital” ou Módulo II – “Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.

O cursista deverá ter necessariamente:
  • Conhecimento em informática básica (digitação, salvar documentos, criar pastas);
·         Conhecimento no uso dos aplicativos (word, excell e power point);
·         Domínio na navegação na internet (fazer uploads /downloads de arquivos em ambientes virtuais de aprendizagens);
·         Ter uma conta de e-mail ativa (saber enviar e-mail com arquivos anexos).

Serão oferecidas 40 vagas,  as aulas ocorrerão nos meses de outubro e novembro, de 2012, as aulas presenciais serão das 8h00 às 12h00min, aos sábados, na Rede do Saber – Sala de Informática - Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba, com a seguinte previsão de calendário 06/10, 27/10 e dia 10/11 (início do curso dia 01/10 e termino dia 17/11/2012).
Qualquer dúvida entrar em contato com Lidiane PCNP-TEC telefone 11 4732-9518.

Os interessados deverão fazer a pré-inscrição até dia 22/09/2012 ou até todas as vagas serem preenchidas, no link abaixo:


Segue um resumo do que será desenvolvido:

O curso Elaboração de Projetos está estruturado em torno de 3 eixos conceituais, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso: Projeto, Currículo e Tecnologias.
O curso tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
·         Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
·         Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
·         Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
·         Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

A Carga horária do curso é de 40 h e será realizado em torno de 9 semanas.

·         Eixo 1-Projeto: 15 horas (4h presenciais e 11 a distância);
·         Eixo 2-Currículo: 15 horas (4h presenciais e 11 a distância);
·         Eixo 3-Tecnologia: 10 horas (4h presenciais e 6 a distância).

Totalizando 12h presenciais e 28h a distância.

 Encontros Presenciais
·         1º Encontro Presencial: Eixo 1 – Projeto;
·         2º Encontro Presencial: Eixo 2 – Currículo;
·         3º Encontro Presencial: Eixo 3 – Tecnologia.

Durante o curso utilizaremos as seguintes ferramentas:
·         Eixo 1: Fórum, Editor de Texto e Blog;
·         Eixo 2: Fórum, Editor de Texto, PPT e Blog;
·         Eixo 3: Diário de Bordo, Mapa Conceitual e Blog.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Discurso pejorativo sobre o professor prejudica a Educação


Ao falar sobre o docente da Educação Básica, a maioria dos veículos de comunicação reproduz um discurso negativo, apresentando esse profissional como alguém mal formado, com baixo capital cultural e social e que, portanto, precisa ser substituído. A conclusão é da tese de doutorado da pesquisadora Kátia Zanvettor, defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Esse discurso pejorativo - que recai não só sobre os professores, mas sobre a Educação como um todo - deixa de lado avanços históricos e tira o valor das experiências de sucesso que estão presentes em todo o país.

Indicadores positivos para falar da Educação brasileira não faltam: nas últimas décadas, a taxa de analfabetismo caiu de 20% para 2,5%; as matrículas chegaram a 97,6% entre as crianças de 6 a 14 anos; o orçamento do Ministério da Educação foi duplicado; mais de 11 milhões de jovens e adultos foram alfabetizados e o acesso ao Ensino Superior melhorou. Isso não quer dizer que todos os problemas estejam resolvidos, mas os avanços não podem ser esquecidos. Como enfatiza Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) "precisamos garantir uma Educação pública de qualidade a uma quantidade grande de pessoas. Já o fazemos em muitos lugares, mas, infelizmente, isso não é notícia".

A falta de espaço nos meios de comunicação para falar sobre as conquistas de bons professores contribui para criar uma imagem negativa de quem trabalha diariamente na área. Ao retratar somente os problemas e colocar o docente como único responsável pelo fracasso escolar, tira-se o mérito dele. Ao mesmo tempo, os novos profissionais não tem estímulo para entrar nas salas de aulas.

A pesquisadora da USP constatou que, mesmo quando querem falar de valorização docente, muitos jornais caem em um discurso de que é preciso melhores salários e condições de trabalho para que gente mais capacitada ingresse na docência e substitua os profissionais "fracos e mal formados" em atuação. O argumento só reforça o descaso com a Educação. "Temos mais de dois milhões de docentes. São eles que devem ter carreiras e salários adequados às suas responsabilidades", defende Cleuza.

É importante, é claro, trazer jovens cada vez mais preparados para a área, mas isso só pode ser feito se começarmos a valorizar quem hoje está nela. O estudo Atratividade da Carreira Docente, http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2009/atratividade-carreira-docente-530 689.shtml realizado pela Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC), mostra que os estudantes de Ensino Médio têm uma imagem muito ruim da docência. Eles percebem o professor como um profissional sem prestígio, com baixo salário e carga horária excessiva. Sem atacar esses problemas, não se pode falar de uma profissão atrativa de fato. 

Valorizar a docência e oferecer melhores condições de trabalho a quem está nela é vital para que a profissão volte a ter o status que merece. A professora e deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) comenta que há falhas nos cursos de Magistério e nas licenciaturas, mas ressalta a importância de se investir não apenas na formação inicial, mas também na formação continuada. "É preciso implantar cursos que façam sentido para o professor, que preencham lacunas de conhecimento nas áreas em que ele mais sente dificuldades no seu dia a dia", diz ela.

Em resumo, só olhar o lado negativo, culpar os docentes pelos problemas que a Educação ainda enfrenta e repetir o discurso de que o sistema educacional brasileiro é ruim não contribui para melhorar esse panorama. Mais do que apontar o dedo para quem está na ponta final do processo, é importante colocar em destaque as muitas iniciativas de sucesso, falar sobre as conquistas obtidas nos últimos vinte anos e debater os desafios dentro de um cenário mais amplo. A melhoria da Educação é fundamental, e só pode ser concretizada em parceria com o professor.

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/discurso- pejorativo-professor-prejudica-educacao-700797.shtml

Fonte: Revista Nova Escola - Wellington Soares

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Educação abre inscrições para estágio no Acessa Escola


As vagas são para estudantes da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual interessados em atuar nas salas de informática do programa
O cadastro pode ser feito no site da Fundap até as 18h do dia 1º de outubro

O Acessa Escola está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do programa, mantido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As vagas são para alunos da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual, que podem se inscrever até as 18h do dia 1º de outubro no site da Fundap (http://estagios.fundap.sp.gov.br).
Participam deste processo seletivo 3.464 escolas de Ensino Médio, distribuídas em 91 diretorias regionais de ensino do Estado (confira tabela no fim do texto). A relação das unidades que integram a ação está disponível no mesmo endereço eletrônico em que o cadastro deve ser feito. Podem se inscrever apenas alunos das instituições relacionadas.
O candidato deve possuir CPF próprio e ter 16 anos completos no momento da assinatura do termo de compromisso. A taxa de inscrição custa R$ 12 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição, que só será confirmada após a quitação do boleto. Candidatos que comprovem insuficiência de recurso para o pagamento serão isentos da taxa.
O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Por isso, não há número definido de vagas. Os candidatos farão uma prova, de caráter classificatório, que avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação deve ser realizada no dia 21 de outubro.

O estágio
O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de seis a 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das diretorias de ensino. Eles são responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do programa, que permanecem abertas o dia todo nas escolas estaduais.
A carga horária de estágio é de quatro horas diárias, pela manhã, tarde ou noite. Além de capacitação na área de informática, também são oferecidos aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e vale-transporte.

Sobre o Acessa Escola
Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.
Em 2012, o programa chegou a mais de 3.400 escolas de todo o Estado, com um custo médio de implantação de R$ 36 mil por escola. Desde seu início, a ação já beneficiou mais de 4 milhões de usuários entre estudantes, docentes e servidores, contabilizando mais de 49,7 milhões de atendimentos.

Número de escolas que participam do programa Acessa Escola por diretoria de ensino:

Diretoria de ensino
Nº de escolas participantes
Adamantina
32
Americana
45
Andradina
18
Apiaí
29
Araçatuba
29
Araraquara
31
Assis
34
Avaré
18
Barretos
29
Bauru
55
Birigui
21
Botucatu
31
Bragança Paulista
45
Caieiras
61
Campinas Leste
39
Campinas Oeste
52
Capivari
31
Caraguatatuba
32
Carapicuíba
46
Catanduva
26
Diadema
31
Fernandópolis
24
Franca
40
Guaratinguetá
60
Guarulhos Norte
48
Guarulhos Sul
49
Itapecerica da Serra
34
Itapetininga
40
Itapeva
20
Itapevi
54
Itaquaquecetuba
53
Itararé
19
Itu
47
Jaboticabal
26
Jacareí
45
Jales
31
Jaú
36
Jose Bonifácio
26
Jundiaí
62
Limeira
48
Lins
19
Marília
36
Mauá
49
Miracatu
24
Mirante do Paranapanema
27
Mogi das Cruzes
39
Mogi Mirim
59
Osasco
49
Ourinhos
26
Penápolis
12
Pindamonhangaba
27
Piracicaba
47
Piraju
15
Pirassununga
33
Presidente Prudente
39
Registro
29
Ribeirão Preto
57
Santo Anastácio
17
Santo André
52
Santos
50
São Bernardo do Campo
74
São Carlos
27
São João da Boa Vista
40
São Joaquim da Barra
15
São José do Rio Preto
38
São José dos Campos
46
São Paulo - Centro
32
São Paulo - Centro Oeste
35
São Paulo - Centro sul
35
São Paulo - Leste 1
45
São Paulo - Leste 2
56
São Paulo - Leste 3
44
São Paulo - Leste 4
43
São Paulo - Leste 5
39
São Paulo - Norte 1
57
São Paulo - Norte 2
35
São Paulo - Sul 1
48
São Paulo - Sul 2
53
São Paulo - Sul 3
63
São Roque
26
São Vicente
59
Sertãozinho
24
Sorocaba
51
Sumaré
45
Suzano
43
Taboão da Serra
46
Taquaritinga
22
Taubaté
39
Tupã
21
Votorantim
33
Votuporanga
27
Total
3.464



São Paulo, 12 de setembro de 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 e 3218-2020