segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como calcular a nota do Enem?





Uma dúvida pertinente que todos aqueles que realizaram o Enem têm é como calcular a nota do exame.
Na verdade, não há como calcular a nota do Enem com exatidão, pois a nota do candidato não é dada em relação as questões acertadas e quantas erradas. Cada questão tem um peso. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.
Geralmente a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
No caso da redação, a correção utiliza a mesma metodologia dos exames anteriores.

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Em cada edição essa pontuação se altera. 

Blog do Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário